Hoje, 14/11, o vice-presidente da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã – ACCCA, e o assessor jurídico da entidade Dr. Pablo Andrade, estiveram no povoado Mocambo para a Palestra Letramento Racial.
O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Diretoria de Proteção e Combate à Violência do Estado, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e pela Associação do Território de Remanescentes de Quilombo do povoado.
O evento reuniu a comunidade e contou com a palestra da Psicóloga e Iyalorixá Jouse Mara Ferreira Santos - especialista em Direitos Infanto-Juvenis no Ambiente Escolar, e também mestranda em Culturas Populares.

Psicóloga e Iyalorixá Jouse Mara na mesa ao centro.
O letramento racial é um processo de reeducação que engloba práticas para desconstruir formas naturalizadas de pensar e agir socialmente, tanto em relação às pessoas negras quanto às pessoas brancas. Para as pessoas negras, visa desconstruir o imaginário racista, enquanto para as brancas, busca desconstruir o imaginário de superioridade.
Além disso, o letramento racial envolve compreender as disparidades raciais em diversas instituições, como o sistema educacional, o sistema de justiça criminal e o acesso a oportunidades econômicas. Uma pessoa com letramento racial estaria ciente dessas disparidades e comprometida em trabalhar pela promoção da igualdade racial.
No caminho do letramento racial, escrevemos juntos uma narrativa de igualdade, desconstruindo preconceitos e construindo pontes para um futuro mais justo e inclusivo. A ACCCA mantém o seu compromisso para com a temática, se capacitando para, através de suas ferramentas sociais, auxiliar na promoção da equidade e justiça social em Aquidabã.